A Brigada Solidária de Saúde nasce da união entre estudantes de Saúde Pública da USP e estudantes de outras áreas que desejam colocar ao serviço da população o conhecimento que temos acessado em nossos cursos.

Sabemos que a universidade pública é paga com o trabalho de todo o povo e acreditamos que é ao povo que devemos servir, como sanitaristas e profissionais da saúde em formação.

Saúde, para nós, é o direito a vida digna e ao bem-viver, muito além do que apenas não estar adoecidos. Em meio à grave crise que atravessamos com a Pandemia da Covid-19, essa verdade se comprova e não há como garantir saúde sem que estejam garantidos o direito à água potável, saneamento básico, comida, um lugar onde morar e tantas outras coisas que agora gritam por todas as periferias, becos e vielas deste país. Por isso, organizamos esta plataforma para conectar pessoas que querem e podem ajudar com iniciativas que têm atuado para mitigar os danos ao povo mais pobre e vulnerável.

Mapeamos coletivos, movimentos e propostas que tem agido como uma rede comunitária e popular de defesa da vida e, portanto, da saúde pública. Estamos engajados em fazer de nosso pouco conhecimento uma ferramenta que sirva a toda a vida, porque toda a vida merece cuidado, porque todas as vidas importam.

Nesse site você encontrará conteúdo confiável para se informar assim como orientações de prevenção e cuidado que podem ser compartilhadas e que foram elaboradas tendo em mente as condições concretas em que vive a maior parte da população brasileira. Encontrará um mapa com iniciativas onde pode colaborar de diferentes maneiras. Encontrará estudos e pesquisas sobre a Covid19 bem como outras informações que possam alimentar uma rede solidária de ações e construção coletiva.

en_US
pt_BR en_US